10 maio Análise de Processos de Negócios
Desenvolvimento de Sistemas Sob Medida
Análise de Processos de Negócios
Análise de Processos de Negócios
Não é raro que empresas tenham surpresas, normalmente desagradáveis, durante seus processos internos de desenvolvimento ou implantação de sistemas de informação. Demandas não previstas, soluções incompletas, funcionalidades a mais ou a menos e o descontrole de prazos e custos costumam figurar na lista dessas surpresas.
Para evitar os danosos problemas ocultos no processo de desenvolvimento e implantação de sistemas, a Análise de Negócios é uma atividade que visa possibilitar a construção de aplicações perfeitamente adequadas as necessidades e aos objetivos. Focando na parte inicial do processo de desenvolvimento de software, que vai do levantamento de requisitos à especificação funcional, a Análise de Negócios intermedia as interações entre as áreas de negócios e o departamento de TI visando a elaboração de projetos de qualidade, adequados as reais demandas corporativas e que, também, não apresentem problemas nos quesitos prazos e custos.
Por que contar com a ACOL?
- Experiência: a ACOL sempre deu atenção especial a Análise de Negócios, pois, faz parte do seu compromisso com os clientes – que precisam estar seguros antes de investirem em novos sistemas ou módulos das aplicações. Nada de surpresas no decorrer do caminho.
- Profissionais qualificados e experientes que utilizam metodologia para desenvolver a Análise de Negócios e criar projetos sólidos.
- Gestão pro-ativa dos recursos: nosso trabalho vai muito além da alocação de profissionais; nosso método contempla uma avaliação continua do desempenho, com verificação constante se os objetivos dos clientes estão sendo alcançados.
- Conhecimento e know-how em diversas áreas de negócios e experiência na intermediação das áreas de demanda com a área de TI.
Tecnologias
A atividade de Análise de Negócios envolve metodologias de levantamento e desenvolvimento de requisitos (utilizamos como referencia o BABOK – Business Analysis Body of Knowledge) e orientações sobre plataformas tecnológicas ou características que elas devam possuir.
Por que investir em Análise de Negócios?
- Ter a análise de negócio como uma atividade a parte, permite que a empresa foque nas mudanças exigidas pelo negócio e seja capaz de mapear e coordenar o impacto destas mudanças de modo mais eficaz, algo essencial, principalmente, em empresas com uma plataforma tecnológica complexa.
- A análise de Negócio permite mapear os impactos de maneira adequada e especificar de forma precisa os requisitos que devem ser implementados no projeto de TI. Desta forma, reduz-se drasticamente o risco de inadequações e surpresas e é possível obter uma estimativa mais precisa do tempo e custo para o projeto de implementação.
- Por meio de documentação concisa e de protótipos semi-funcionais e navegáveis, o usuário final pode entender de maneira prática como será o funcionamento do sistema. Boa parte do risco do projeto fica concentrado na etapa da especificação, possibilitando a implementação, fase mais longa, de maneira muito mais segura.
- Usuários e gestores podem interagir com analistas que entendem a linguagem do negócio e facilitam a comunicação com a área técnica, tendo em vista que o usuário final não precisa estar tão familiarizado com termos e conceitos técnicos como quando tem que interagir diretamente com profissionais de TI>/a>.
- Redução do risco de re-trabalho em função da maior clareza na definição das atividades que devem ser realizadas e da facilidade de comunicação com o usuário final.
- Os profissionais técnicos podem se concentrar na sua área de expertise (tecnologia), recebendo os requisitos e regras de negócio de maneira clara e sem ambiguidade.
- Com documentação bem detalhada, é possível abrir uma concorrência mais ampla para o projeto de implementação, tendo em vista que, apesar da ACOL ter a vantagem inicial de já conhecer o negócio, a documentação permitirá que qualquer empresa possa realizar o projeto.
- Redução do custo de eventuais re-trabalhos: inadequações são percebidas e retrabalhadas apenas nas bases conceituais da fase de especificação e não sobre o sistema todo.
Processo de trabalho ACOL
O processo de Análise de Negócios desenvolve as seguintes atividades principais:
- Mapeamento de impactos de mudanças dirigidas pela área de negócio;
- Levantamento de requisitos para a construção de novos sistemas e manutenção de sistemas existentes de acordo com definições de área de negócio;
- Especificação funcional de alterações em sistemas, através da criação de documentos de requisitos, casos de uso, diagramas de especificação funcional (sequencia, atividades, etc) e criação de protótipos;
- Apoio ao departamento de TI na resolução de problemas, sanando dúvidas de negócio;
- Apoio à área de negócio na homologação de implementações entregues pelo departamento de TI.
Em linhas gerais, o processo é conduzido através das seguintes etapas:
- Entrevistas com usuários;
- Levantamento de atividades de processo;
- Análise de custos por atividade;
- Estudo de sistemas legados;
- Estudo de documentos produzidos;
- Criação de diagrama de atividades;
- Definição de requisitos e casos de uso;
- Criação de protótipos.