
10 maio BI – Business Intelligence
Soluções Corporativas
Empresas costumam gerar e armazenar uma grande quantidade de informação. Seja em sistemas informatizados – como nos ERP’s, em documentos eletrônicos ou no tradicional papel, operações financeiras, comerciais e administrativas, por exemplo, estão constantemente alimentando uma massa de dados que, caso não seja tratada, pode acabar não gerando conhecimento ou diferencial para a organização.
Business Intelligence
Para garantir e maximizar o retorno da utilização de informação na rotina da gestão empresarial foi se desenvolvendo uma solução que consiste em processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e manutenção de conteúdos corporativos: o BI (Business Intelligence). São técnicas de organização sistemática de informação que requerem uma perfeita união da TI com a gestão de empresas.
O BI busca o tratamento de conteúdos, transformando-os em linguagens de fácil entendimento, associação, comparação e utilização.
Um dos principais desafios do BI é, a partir dos dados disponíveis, conseguir identificar, encontrar, armazenar e disponibilizar as informações mais importantes para a empresa e, principalmente, para a tomada de decisões.
Benefícios do BI para empresas
- Auxilia no planejamento de gestão: muitas empresas simplesmente não sabem o que fazer com os conteúdos que acumula. O BI propicia o uso assertivo das informações, tornando gestores mais conscientes sobre seus negócios e sobre as expectativas do mercado diante da concorrência e de seus consumidores.
- Ajuda na tomada de decisões: dados, devidamente analisados e interpretados, podem fornecer informações vitais para apoio a tomada de decisão desde o nível operacional até o estratégico. Os passos da organização passam a ser dados com o embasamento do histórico corporativo e de projeções concretas.
- Minimiza erros e riscos: situações prejudiciais e áreas de vulnerabilidade têm muito mais chances de serem previstas com a utilização de informações consolidadas e organizadas. Com o acesso rápido a dados históricos e a projeçõs coerentes os gestores podem fazer uma análise de riscos muito mais eficiente.
- Forte apoio na fidelização de clientes: o BI permite que gestores estabelecam um melhor relacionamento com seus clientes em função de uma melhor visão sobre seus hábitos de compra e comportamentos. A comunicação pode passar a ser feita de forma mais direcionada e o atendimento em geral pode ser realizado com muito mais velocidade.
Desafios para construção de um BI eficiente
- Adequação da base primária de informações;
- Construção de Data Warehouse eficientes;
- Escolha das ferramentas para consultar e distribuir informações;
- Pessoal especializado em análise de dados e Big Data disponível para atendimento aos departamentos;
- Criação de visões, gráficos, análises, etc. de fácil compreensão para pessoal não técnico em TI.