BI – Business Intelligence - Soluções Corporativas - ACOL
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BI – Business Intelligence

Business Intelligence

BI – Business Intelligence

Soluções Corporativas

Empresas costumam gerar e armazenar uma grande quantidade de informação. Seja em sistemas informatizados – como nos ERP’s, em documentos eletrônicos ou no tradicional papel, operações financeiras, comerciais e administrativas, por exemplo, estão constantemente alimentando uma massa de dados que, caso não seja tratada, pode acabar não gerando conhecimento ou diferencial para a organização.

Business Intelligence

Para garantir e maximizar o retorno da utilização de informação na rotina da gestão empresarial foi se desenvolvendo uma solução que consiste em processos de coleta, organização, análise, compartilhamento e manutenção de conteúdos corporativos: o BI (Business Intelligence). São técnicas de organização sistemática de informação que requerem uma perfeita união da TI com a gestão de empresas.

O BI busca o tratamento de conteúdos, transformando-os em linguagens de fácil entendimento, associação, comparação e utilização.

Um dos principais desafios do BI é, a partir dos dados disponíveis, conseguir identificar, encontrar, armazenar e disponibilizar as informações mais importantes para a empresa e, principalmente, para a tomada de decisões.

 

Benefícios do BI para empresas

  • Auxilia no planejamento de gestão: muitas empresas simplesmente não sabem o que fazer com os conteúdos que acumula. O BI propicia o uso assertivo das informações, tornando gestores mais conscientes sobre seus negócios e sobre as expectativas do mercado diante da concorrência e de seus consumidores.
  • Ajuda na tomada de decisões: dados, devidamente analisados e interpretados, podem fornecer informações vitais para apoio a tomada de decisão desde o nível operacional até o estratégico. Os passos da organização passam a ser dados com o embasamento do histórico corporativo e de projeções concretas.
  • Minimiza erros e riscos: situações prejudiciais e áreas de vulnerabilidade têm muito mais chances de serem previstas com a utilização de informações consolidadas e organizadas. Com o acesso rápido a dados históricos e a projeçõs coerentes os gestores podem fazer uma análise de riscos muito mais eficiente.
  • Forte apoio na fidelização de clientes: o BI permite que gestores estabelecam um melhor relacionamento com seus clientes em função de uma melhor visão sobre seus hábitos de compra e comportamentos. A comunicação pode passar a ser feita de forma mais direcionada e o atendimento em geral pode ser realizado com muito mais velocidade.

 

Desafios para construção de um BI eficiente

  • Adequação da base primária de informações;
  • Construção de Data Warehouse eficientes;
  • Escolha das ferramentas para consultar e distribuir informações;
  • Pessoal especializado em análise de dados e Big Data disponível para atendimento aos departamentos;
  • Criação de visões, gráficos, análises, etc. de fácil compreensão para pessoal não técnico em TI.